Olá Galera!!!

Sobre a minha ida a Belém, vou continuar a comentar sobre esta cidade tão grande e tão afastada de onde vivo!!!!

No dia seguinte visitei os pontos turísticos restantes que poderiam existir na cidade. Claro, não consegui ver tudo, mas a grande maioria não passou em branco.

- Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré - sem comentários de tanta beleza que existe no interior dessa Basílica. É a única Basílica da Amazônia Brasileira. É uma replica em tamanho menor (claro) da Basílica de São Pedro (Vaticano). O tempo se torna pouco para conseguir admirar tanta beleza (pra quem gosta, claro). É desta Basílica que ocorre o famoso Círio de Nazaré. Ocorre em outubro por 15 dias. É permitido fotografar.
- Museu do Círio - é ao lado da Basílica, e encontra-se todas as peças de pessoas que tiveram graças alcançadas. É gratuito, e posso dizer...comovente.
- Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi - fica no centro de Belém. Possui animais como um zoológico, vegetação variada e centenária como um espaço botânico. É um local calmo e tranquilo, onde as famílias vão para passear com as crianças. Era a antiga residência do Sr. Emílio Goeldi (um pesquisador), e sua casa, continua lá, servindo como museu dentro deste zoobotânico. O museu abriga exposições intinerantes. Encontra-se em reformas e expansões. Paga-se para entrar e estudante paga meia entrada.
- Parque da Resisdência - antiga residência oficial dos governadores do Pará, onde hoje abriga a Secretaria da Cultura do Estado. Pode-se visitar o jardim inteiro, que possui um coreto, um orquidário, uma fonte, uma estátua de um dos antigos governadores, um restaurante, um vagão de trem (o vagão original que antigamente era utilizado pelos governadores) que no interior possui uma lanchonete e ao fundo tem um teatro, onde está exposto um cadillac conversível inteiramente restaurado com peças originais que era utilizado pelos antigos governadores do Pará para desfiles (é o único do modelo no Brasil).

Tem muitos outros lugares para visitação, mas esses foram os locais que conheci e achei um máximo. Existe diversão para todos os tipos de espíritos e pessoas, basta estar disposto.

A culinária é bem diferenciada, pelo menos aqui do Sul do Brasil.
- Pato no Tucupi - extremamente regionalista, muito gostoso.
- Maniçoba - conhecida como a feijoada paraense. É feita com as folhas da maniva/mandioca. Ferve por 7 dias para retirar todo o ácido cianídrico presente nas folhas, que é altamente venenoso. E depois deste cozimento, é adicionado vários ingredientes. É muito diferente, pelo menos pra mim. Eu experimentei, mas não gostei muito não (parece muito como se fosse a erva de chimarrão com água).
- Jambu - é uma planta que é largamente usada na culinária, que possui um tipo de xilocaina natural, deixando a boca dormente. Quanto mais você mastiga, mais dormente fica.
- Peixe Filhote - é um dos peixes mais saborosos que experimentei. Na manteiga, ou com castanha, fica muito gostoso. Ele quase não tem espinhos. É uma delícia e recomendo experimentar.
- Tapioca - bom, muita gente conhece, e lá tem de tudo feito de tapioca: tapioca pura, farinha de tapioca com coco, chocolate com recheio de tapioca, sorvete de tapioca e muitos outros.
- Açaí - tem por tudo, qualquer lugar lá tem, vende em toda esquina praticamente e também é largamente utilizada.

Duas coisas que aprendi lá em Belém: conhecer a fama do sapinho chamado Muiraquitã - dizem que é um sapo que dá sorte, eles contam a história dele e tudo, mas vendem ele feito de borracha, de cerâmica, de jade, de jarina, de osso.... e a Jarina - vegetal utilizado para fazer joias, fica lindíssimo e é parecido com o marfim.

A cidade possui alguns Shoppings como o Castanheiras, o Pátio Belém e o Boulevard. O Boulevard Shopping é o mais belo ( e mais novo também), faz 6 meses que foi inaugurado e tem muita coisa e continua crescendo. Ótimo lugar pra perder uma tarde.

Eu recomendo uma visita a Belém, tem muita coisa boa por lá e o povo é muito carismático.

Não esquecer: óculos de sol, protetor solar, guarda-chuva, máquina fotográfica, muita água e muita vontade de andar e conhecer o lugar. Só não esquecer de tomar cuidado, pois é uma cidade grande e possui problemas.

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário